Estruturada pela AraraSeed, a rodada privada de equity pré-série A é um marco na expansão da BemAgro, que avança em soluções de IA e em seu movimento de internacionalização. A rodada poderá contar com uma extensão e entrada de potenciais novos investidores até junho deste ano.
A BemAgro, líder em tecnologia agrícola que une inteligência artificial (IA) e visão computacional para otimizar dados provenientes de tratores, drones e satélites, anunciou hoje o sucesso na captação de R$ 10,2 milhões em sua rodada pré-série A. A estruturação da rodada de equity privada foi estruturada pela Arara Seed e com a liderança da rodada pela CNHi, e coinvestimento da Rural Ventures, MMAgro e Agroven.
Fundada em 2018, a BemAgro tem se destacado por simplificar a gestão ao longo das safras, oferecendo inspeções direcionadas e monitoramento em larga escala. O resultado é a geração de relatórios agronômicos detalhados que transformam dados brutos em informações estratégicas, orientando desde o plantio até a colheita. Johann Coelho, CEO e fundador da BemAgro, destaca que a IA desenvolvida pela startup fornece informações precisas sobre o desenvolvimento do cultivo, promovendo uma revolução na agricultura.
“Com o montante captado, seguiremos avançando no desenvolvimento da nossa plataforma, na expansão do time comercial, bem como intensificaremos nosso processo de internacionalização”, ressalta Coelho, enfatizando a importância desse investimento para impulsionar a inovação e a presença global da BemAgro.
Johann Coelho, CEO e founder da BemAgro
“Conhecemos a BemAgro durante o Rural Summit 2023, evento de inovação e investimentos que ocorreu durante a Agrishow. Gostamos muito da tese e do time da startup, pois eles agregam muito aos produtores e contribuem para um agro cada vez mais tecnológico”, ressalta Fernando Rodrigues, Managing Partner da Rural Ventures.
Henrique Galvani, CEO da Arara Seed, destaca a importância do relacionamento com investidores no processo de captação de investimentos. “Meu primeiro contato com Johann foi em 2022 e, no ano seguinte, ele entrou em contato conosco para captar investimentos. O montante objetivado excedia a nossa tese de investimentos em crowdfunding, no entanto, não hesitamos em apoiá-los em uma rodada privada. Acreditamos profundamente no modelo de negócio e, principalmente, nos fundadores. Participar dessa rodada e alcançar esse marco é de extrema relevância para nós. Ao lado de CNHi, Rural Ventures, MMAgro, estamos animados pelos próximos passos da agtech”, relata Galvani.
A IA no agronegócio
De acordo com Johann Coelho, a IA pode ser aplicada em diversas frentes do agronegócio, desde a previsão de condições climáticas e análise de solo até o monitoramento do desenvolvimento das culturas e gestão de cadeias de suprimentos. “Um dos benefícios mais importantes dessa tecnologia para o agronegócio é a capacidade da IA em fornecer insights que podem ser aplicados para tomadas de decisões mais assertivas”, finaliza.
Atualmente, a BemAgro já atende mais de 400 clientes ativos em 11 países, processando mais de 5 milhões de hectares. A empresa visa ampliar sua área de atuação, mirando 10 milhões de hectares sob gestão. Para alcançar esse objetivo, conta com parceiros estratégicos, incluindo a CNHi, que desempenha papel fundamental na incubação e aceleração de projetos no ecossistema AGXTEND.
Parceiros estratégicos e visão de futuro
“A CNHi é uma empresa global do agro, ela tem uma cultura baseada na inovação colaborativa, reunindo as soluções das melhores agtechs do mercado para compor o ecossistema de soluções do AGXTEND. Além da CNHi, estamos por reunir investidores e parceiros estratégicos relevantes, como Rural Ventures, MMAgro, Agroven e Arara Seed, todos do setor agro, inserindo smart money em nossa operação”, conclui Johann Coelho.
“Estamos entusiasmados em fazer parte do crescimento da BemAgro e contribuir para a transformação digital no campo. Acreditamos no potencial dessa parceria para impulsionar a inovação no setor agrícola”, diz Gregory Riordan, diretor de Tecnologias Digitais e Inovação da CNHi para a América Latina e diretor da Raven no Brasil.
“A BemAgro alinha-se perfeitamente com nossa missão de impulsionar inovações que promovam uma agricultura mais sustentável e produtiva. Somos um family-office e estamos felizes em ter a BemAgro como a primeira startup do setor a receber nosso investimento. Sempre tivemos bons resultados com o agronegócio e certos de que teremos bons resultados com essa expansão em nossa carteira”, posiciona Douglas Fontanini, investidor da MMAgro Participações.
“É uma satisfação enorme participar deste momento e destacar a importância de impulsionar tecnologias inovadoras como a desenvolvida pela BemAgro. A agricultura contemporânea exige soluções avançadas para otimizar processos, aumentar a eficiência e promover uma abordagem mais sustentável, combinando inteligência artificial e visão computacional, simplificando o tempo de resposta e tomada de decisão em um cenário de constantes mudanças”, diz Fernando Rodrigues, managing partner, Rural Ventures.
“No AgroVen enxergamos de pronto na BemAgro uma combinação vencedora de soluções de inteligência e gestão altamente sofisticadas, com um modelo operacional e de go to market muito sólido, que garante a entrega de valor na ponta onde está a produção”, completa Silvio Campos, presidente do conselho AgroVen.
Sobre a BemAgro
Fundada em 2018, com sede em Ribeirão Preto, SP, a BemAgro fornece uma plataforma de IA que acompanha o produtor ao longo de todo o ciclo da safra, do preparo do solo à colheita, com amplo conjunto de Relatórios Agronômicos e Projetos de Sistematização focados em planejamento, gestão e monitoramento em diversas culturas (cana-de-açúcar, grãos, algodão, perenes).
Assim, é possível realizar inspeções direcionadas e acompanhamento em larga escala, a fim de gerar relatórios que transformam dados em informações acionáveis para tomada de decisão do plantio à colheita, e extrair o máximo potencial da área produtiva e das tecnologias embarcadas em máquinas agrícolas.
“Esta revolução na agricultura representa um salto significativo na eficiência operacional, na sustentabilidade e na capacidade de enfrentar os desafios globais da produção de alimentos”, destaca o CEO da BemAgro.