Um ano após rodada de investimentos via equity crowdfunding, agtech Agroboard dobra de tamanho, dá liquidez para alguns investidores e planeja crescimento relevante mesmo em cenário desfavorável para algumas commodities.
Danilo Lombardi – CEO e fundador da Agroboard e Fernando Rodrigues – managing partner da Rural Ventures
História e dor de mercado
A agtech Agroboard foi criada a partir da experiência e vivência de seu fundador, Danilo Lombardi, no mercado de commodities e gestão de riscos.
Danilo, formado em TI e Economia pela Unicamp, iniciou sua carreira em uma empresa do mercado financeiro especializada no desenvolvimento e na execução de operações para o mercado de commodities, com foco em operações de bolsa e hedge. Durante sua trajetória na empresa, Danilo passou por diversas áreas, desde inteligência de mercado, vendas, até alcançar o cargo de diretor de TI.
Após essa experiência, Danilo decidiu empreender e iniciar sua própria trajetória em meados de 2018, estruturando políticas, processos e procedimentos de gestão de riscos para empresas de commodities, contando com o apoio de seus primeiros clientes: Fiagril e 3Tentos.
O desejo surgiu da percepção de que a grande maioria dos operadores no mercado de commodities trabalham em planilhas de Excel. Desde o processo de formação de preço, suas confirmações de negócio e relatórios, tudo é realizado em planilhas do Excel desconectadas e complexas para atualizar.
O fundador entendeu que rastreabilidade, transparência do processo de tomada de decisão e agilidade para capturar potenciais riscos e oportunidades de negócio acabavam ficando muito restritas em um ambiente de gestão como esse.
A Agroboard surgiu a partir desses insights, como uma solução para digitalizar toda a jornada comercial, financeira, contábil e de riscos de empresas de commodities. Assim, ela otimiza processos de tomada de decisão e a gestão das empresas para que elas possam investir seu tempo em analisar e fortalecer suas estratpégias ao invés de compilar dados e planilhas.
Finalmente, em 2020, a plataforma tomou forma e a Agroboard se tornou a primeira e mais completa solução de gestão para empresas que lidam com commodities.
Ao longo desse percurso até a criação da Agroboard, muitos desafios foram enfrentados. O primeiro foi a própria concepção do produto, que passou por vários esforços até alcançar o formato que tem hoje. Além disso, encontrar profissionais com conhecimento tanto no mercado quanto em tecnologia foi um grande desafio para alcançar o sucesso atual.
Agtech Agroboard e a solução para o mercado de commodities
A Agroboard possui uma solução de precificação, boletagem e reporting de riscos com um modelo de negócio SaaS que é B2B.
Eles cobram uma licença de implementação para treinamento e parametrização do sistema e uma licença mensal cujo preço varia de acordo com as permissões de acesso ao sistema. As licenças podem ser adquiridas em pacotes e também podem ser pagas anualmente.
Atualmente a plataforma pode ser usada para qualquer tipo de commodity: soja, milho, trigo, algodão, café, açúcar, etanol, biodiesel, farelo, óleo, combustíveis, metais, fertilizantes, suco de laranja etc.
Além do produto principal, B2B, existe um projeto piloto para trazer uma solução mais enxuta para produtores rurais. Esse segundo produto será comercializado apenas por meio de representantes que auxiliarão o produtor nessa jornada de estruturar melhor sua gestão de riscos e o processo de tomada de decisão.
O sucesso da rodada de captação
A Agroboard realizou apenas uma rodada de investimento, em que recebeu aporte de R$ 1.8 MM em junho de 2023. A captação foi realizada pelo equity crowdfunding do agro, a Arara Seed, e liderada pela Rural Ventures. O valor inicialmente objetivado era de R$ 1.5 MM, mas a oferta pública foi um sucesso e chegou a 120% do valor-alvo.
“Realizar a nossa primeira rodada via equity crowdfunding permitiu que clientes, parceiros e colaboradores se tornassem nossos sócios-investidores. Além disso, ter a Rural Ventures como líder dessa rodada foi um grande diferencial, pois, mesmo antes da conclusão da rodada, nos conectou com importantes parceiros estratégicos e clientes.” – Danilo Lombardi
O recurso captado foi utilizado para investimento em tecnologia, contratações, novas funcionalidades no produto e estruturação dos departamentos de marketing e vendas.
Após a rodada de captação, a agtech aumentou seu faturamento em mais de 200% devido à melhor estruturação, ao aumento da visibilidade e aos novos produtos e serviços.
Marcos estratégicos
- Chegada dos conselheiros: Fernando Rodrigues e George, que trouxeram uma visão única da empresa.
- A rodada de captação: além do capital, muitos investidores estratégicos acreditaram na ideia, aumentando significativamente a visibilidade.
- A decisão de se tornar um ecossistema para o agronegócio, que está aumentando o potencial da startup.
- Recente lançamento de dois novos produtos: Leilão de Frete e Self BI.
Agtech Agroboard indo ao encontro das necessidades do mercado
O cenário de volatilidade das commodities exige soluções que proporcionem transparência, rastreabilidade e agilidade na tomada de decisões. Ferramentas de gestão de riscos como a plataforma da Agroboard são fundamentais para transformar operações financeiras e comerciais, permitindo que empresas do setor foquem em estratégias robustas ao invés de processos manuais e desconectados.
A digitalização da jornada comercial e financeira por meio de uma plataforma intuitiva não só otimiza os processos internos, mas também oferece uma visão em tempo real dos riscos e oportunidades. Isso é essencial para a governança das operações financeiras, proporcionando uma base sólida para decisões informadas e estratégicas.
A rodada de captação bem-sucedida e o subsequente crescimento da agtech Agroboard exemplificam como investimentos em tecnologia e estruturação de processos podem gerar retornos significativos em longo prazo. Além disso, contar com parceiros estratégicos como a Rural Ventures não só fortalece a confiança no mercado, mas também amplia a rede de apoio e oportunidades de crescimento.
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